
Educomunicando na E. E. Idalina Horta Galvão
Projeto Educação Integral e a Educomunicação
na Escola Estadual "Idalina Horta Galvão"
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
No dia 17/06/2015, fomos convocados para participar de uma reunião na SRE – Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei, cuja pauta seria a Educação Integral. Muitos assuntos foram abordados e num segundo momento tivemos o convite do professor Levindo da UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei, que nos convidou a participar do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral, logo me interessei e fiz a inscrição juntamente com a diretora da escola Mercês, uma vez que o curso destinava-se especialmente para professores mas devido a nossa escola não ter iniciado a Educação Integral pude participar me inscrevendo na oficina de Educomunicação e Tecnologias e Acompanhamento Pedagógico.
O início de tudo
Os encontros do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral
10/8/2015 – Seminário de abertura onde nos foi apresentado à proposta do curso pelos professores/coordenadores, relatos de experiências, apresentações e mesa de discussões e reflexões.
Ao iniciar o Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral, a oficina de Educomunicação e Tecnologias foi a primeira a ser ofertada, onde brevemente falarei de cada encontro.
17/8/2015 – 1º encontro – ministrado pelo professor Paulo Frederico Medeiros
Muito me chamou a atenção em sua explanação ao esclarecer que a Educomunicação não se tratava apenas de tecnologia, mas sim de tudo o que transmite uma comunicação como: jornal, quadro, cartaz... "A Educomunicação é conceituada como o “método de ensino no qual a comunicação em massa e a mídia em geral são usadas como elemento de educação".
"O que é essencial para nós educomicadores, é que se aprenda que somos iguais, perante a natureza, somos iguais perante a nós mesmos e somos iguais especialmente, no nosso dever de construir uma sociedade nova."
(Video aula Educomunicação)
Vídeo do professor Ismar de Oliveira Soares – coordena uma licenciatura na USP sobre Educomunicação. Ele evidenciou que é uma nova área que envolve as pessoas na interface entre comunicação e educação, entre as práticas sociais e as práticas profissionais. A comunicação é um eixo transversal a todos os processos de vida. Ressaltou a importância do professor se perguntar qual o grau de expressão comunicativa a sua aula está garantindo, não só para ele, mas para toda turma. A Educomunicação não se preocupa com as tecnologias somente, mas o que elas serão capazes de proporcionar nas mediações para garantir as formas de expressão. A Educomunicação se aproxima da educação, pois todos nós temos o que socializar, ensinando e aprendendo e nos tornando construtores do nosso mundo.
"O que é essencial para nós educomicadores, é que se aprenda que somos iguais, perante a natureza, somos iguais perante a nós mesmos e somos iguais especialmente, no nosso dever de construir uma sociedade nova."
Precisamos ficar atentos aos pontos importantes a serem identificados dentro de um projeto de educomunicação: ecossistema comunicativo – a efetiva comunicação da escola com ela mesma; comunicação dialógica – aluno/professor, professor/aluno e outros atores; planejamento participativo – todos apoiando; avaliação coletiva – avaliação de todos envolvidos; protagonismo – autonomia dos envolvidos; uso criativo de tecnologia e gestão democrática da comunicação.
Concluo que este encontro foi motivador e instigante, despertando grande interesse em adquirir mais conhecimento.
31/8/2015 – 2º encontro – ministrado pelo professor Rogério Alvarenga
O assunto abordado para este encontro foi “O uso de recursos da comunicação na educação”, onde foi evidenciada a importância de escolher o recurso a ser usado para faixa etária e o nível de desenvolvimento de cada criança, isto é, se o texto ou a imagem estão adequados ao público alvo.
Vimos que o uso das mídias em sala de aula precisa sair do preconceito, levando em consideração a interatividade.
Foi um momento de aquisição de conhecimento do uso das tecnologias, produzindo um maior conhecimento.
14/9/2015 – 3º encontro – ministrado pelo professor Michel Montandon
Neste encontro fica claro a necessidade de o professor como mediador juntamente com o aluno melhorar a linguagem comunicativa, isto é, os fluxos de comunicação dentro da escola. A escola se posiciona em relação à mídia não só rejeitando ou aceitando passivamente os meios de comunicação, avaliando criticamente e produzindo a sua própria mídia.
Num primeiro momento foram feitas reflexões sobre metodologias de trabalho em educomunicação. Posteriormente nós conhecemos exemplos práticos de trabalhos que envolvem fotografia, vídeo, mapas colaborativos e fanzines.
28/9/2015 - 4º encontro – ministrado pelos professores Paulo Frederico, Michel Montandon, Rogério Alvarenga
Tivemos uma aula prática muito interessante, denominada “foto dentro da foto”. Fomos ao pátio do Campus Dom Bosco e nas ruas da redondeza da universidade para tirar fotos-montagens que mostram a evolução dos espaços ao longo da história. Logo após fomos para o laboratório de informática, onde mexemos nas imagens e postamos no blog. Esta aula foi muita prazerosa, mas inicialmente causou medo, insegurança, mas quando conhecemos e entendemos vi como é legal usar as diversas maneiras que existem para comunicar.
Conclusão:
Precisamos primeiramente refletir que a educação formal é uma reprodução de sistema e hierárquica, onde um indivíduo para usar uma mídia precisa pedir licença, e ouvir que atrapalhará a rotina do ambiente.
A educação não acontece só no prédio que chamamos de escola, tende cada vez mais a estimular a educação informal no que acontece em torno, na comunidade, dialogando com o aprendizado da escola. A educomunicação vem aproveitar os espaços de comunicação, produção como um espaço de educação também.
A educomunicação é uma das formas de fazer com que o indivíduo seja um ser pleno em sua totalidade, gerindo e administrando com autonomia sua própria vida.